recomendações
PESO
O peso excessivo é um dos factores de risco para o desenvolvimento de varizes. As varizes eram veias normais que se dilataram e tornaram tortuosas por fragilidade e pelo esforço a que estão submetidas. Mais peso corporal significa maior esforço para a circulação venosa e portanto maior tendência para varizes.
Ainda, o aumento de peso acompanha-se muitas vezes do aparecimento de celulite nos membros inferiores que juntamente com os derrames e as próprias varizes contribui muito para prejudicar o aspecto das pernas.
Exercício físico
O exercício físico é excelente para a circulação venosa, em especial os exercícios dinâmicos como as caminhadas ou a ginástica e a natação ou a hidroginástica. O levantamento de pesos ou qualquer exercício estático (parado) pode agravar as varizes e quem tiver varizes ou tendência para as desenvolver é melhor evitá-los ou proteger-se com meias elásticas durante este tipo de exercícios.

MEDICAMENTOS
Não há medicamentos que só por si resolvam o problema das varizes, contudo, caso a caso, é possível recorrer a algumas substâncias que podem dar uma sensação de bem estar e contribuir para minorar sintomas. Os flavonóides são o medicamento mais utilizado e mais eficaz para a insuficiência venosa, podem ser administrados por via oral ou tópica (loções e cremes).
Não esquecer que alguns medicamentos podem agravar as varizes. Em particular, as hormonas femininas e os corticóides têm este efeito.

MEIAS

As meias são uma “prótese”! Quando são necessárias não se conseguem substituir por medicamentos. Como acontece com os óculos, por exemplo.
O médico prescreve as meias pela sua graduação e o farmacêutico fornece-as à medida da cliente.

GRAU I São as chamadas meias de descanso, ideais para quem tem pernas cansadas e não tem varizes. Têm menos de 20 mmHg de compressão*. Essas meias vendem-se nas grandes superfícies.

GRAU II
São as meias mais adequadas para quem tem varizes, sem lesões da pele. Têm de 20 a 40 mmHg de compressão*.

GRAU III São meias para quem tem varizes complicadas. Têm mais de 40 mmHg de compressão*.
*Grau de compressão depende das marcas e está indicado na embalagem.

Usam-se meias até ao joelho, até à raiz da coxa, ou “collants”, de acordo com cada caso. Preferimos meias finas e de cor para melhorar a adesão das clientes ao seu uso.

Sol. Nada em excesso! Citação inscrita no oráculo de Delfos, na Grécia.

Home | Mapa do Site | Telemedicina | Varizes | Quem Somos | Tratamentos | Contactos
| Visite o nosso Blogue

Laserlegs 2009. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Nhdesign
Actualizado pelo D. Sá Couto 2017